Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, localizada no Valle do Baú em São Paulo, nos revelou hoje algumas informações sobre uma das castas mais cultivadas na Itália, a Sangiovese.
Trata-se de uma uva tinta, responsável pela elaboração de vinhos renomados e mundialmente reconhecidos. Marco Carbonari comenta que, sua cepa se adapta facilmente aos mais diversos terroir e, por isso, também é cultivada em países como o Brasil, a Argentina e a Austrália, no entanto, de forma mais tímida.
A Sangiovese é uma uva típica da Toscana, na Itália, e Marco Carbonar explica que, com ela, é possível produzir, desde varietais, até blends únicos. Seu sabor é intenso e, por isso, os vinhos são modernos e aclamados, produzindo uma bebida complexa e bem criticada pelos especialistas.
Dependendo do terroir, o vinho, segundo Marco Carbonari, trás personalidades distintas, no entanto, sempre bem encorpados e com notas de frutas aparentes ao paladar, isso claro, sem comentar sua acidez acentuada.
Marco Carbonari recomenda, para a harmonização, pratos da culinária italiana, ou seja, massas acompanhadas de carne vermelha. Para os vinhos mais encorpados, prefira pizza regada a muito molho de tomate e queijo.
Se você se interessa e deseja descobrir mais sobre a riqueza do universo do vinho, agende uma visita à vinícola Villa Santa Maria e delicie-se com uma experiência sem igual, regada a muito vinho e cenários esplêndidos.
Para mais informações, acesse: https://villasantamaria.com.br/visita/. Marco Carbonari te aguada!