Para Joni Ricardo Fernandes Duarte, expert em investimento, o empreendedorismo feminino nunca esteve tão em evidência como nos últimos anos. Isso porque, tem sido possível notar a participação das mulheres no mundo dos negócios. Neste artigo, iremos entender os desafios e as oportunidades para mulheres empreendedoras. Continue a leitura para saber mais:
Desafios do empreendedorismo feminino
Como já mencionado, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Como destaca Joni Ricardo Fernandes Duarte, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, com base em dados do IBGE, em 2022, as mulheres empreendedoras correspondem a 34% no Brasil em 2022, totalizando 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios.
Mesmo diante de números tão expressivos, o empreendedorismo feminino enfrenta uma série de desafios, muito relacionados a questões de gênero e desigualdade no esquema de trabalho entre homens e mulheres. Alguns desafios mais comuns são: dificuldade de acesso ao financiamento, jornada dupla, estereótipos de setores, discriminação no mercado de trabalho, barreiras culturais e sociais, entre outros.
No entanto, como comenta Joni Ricardo Fernandes Duarte, apesar dos desafios, as mulheres empreendedoras no Brasil estão conseguindo superar os obstáculos e continuam desempenhando um papel cada vez mais significativo para o desenvolvimento econômico em todo o mundo.
Oportunidades do empreendedorismo feminino
Apesar dos desafios enfrentados, as mulheres empreendedoras também encontram pelo caminho diversas oportunidades e vantagens que contribuem para o crescimento econômico e políticas de diversidade nos negócios. Algumas dessas oportunidades são inovação e criatividade, educação empreendedora, empreendedorismo social, apoio governamental e de organizações, entre outras oportunidades.
Inovação e criatividade
As mulheres empreendedoras costumam trazer perspectivas únicas e abordagens inovadoras para os negócios. Conforme explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, essa característica, segundo os especialistas, possibilita a diversidade de pensamento, resultando em soluções mais criativas e adaptáveis, tornando-se uma vantagem competitiva muito interessante para as mulheres.
Empreendedorismo social
O chamado empreendedorismo social é uma importante fonte de oportunidades para mulheres empreendedoras que buscam causar impacto positivo em suas comunidades por meio da criação de negócios sustentáveis, empresas com foco em responsabilidade social corporativa e empreendimentos que promovem a igualdade de gênero.
Por fim, como ressalta Joni Ricardo Fernandes Duarte, as oportunidades destacam a contribuição das mulheres para o mundo dos negócios, mostrando que, superado os desafios, é totalmente possível empreender de forma responsável, com inovação e desenvolvimento econômico. Então, gostou de saber um pouco mais sobre o empreendedorismo feminino?