Marco Carbonari, proprietário da Vinícola Villa Santa Maria revela que vinhos e queijos são, de fato, uma dupla deliciosa e mundialmente apreciada. No entanto, ainda geram muitas dúvidas entre os enófilos de plantão, afinal, como fazer a melhor harmonização possível e garantir uma experiência riquíssima? Veja a resposta a seguir:
Tratam-se, segundo Marco Carbonari, itens complexos que exigem do consumidor muita atenção acerca das suas características, considerando, também, o nosso gosto pessoal, pois apenas assim a experiência será, de fato, agradável ao paladar.
Existem inúmeras opções de queijos, indo desde os mais suaves e macios, até os mais curados e intensos. Marco Carbonari explica que para classificá-los basta levar em consideração o tempo de maturação (o tempo de descanso do alimento). Veja a seguir, então, como harmonizar a bebida com os diversos tipos de queijo:
Queijos Frescos
Marco Carbonari comenta que os queijos frescos, aqueles que são consumidos logo após a fabricação -, são macios e úmidos, trazendo em seu sabor, notas de leite bem evidentes. Alguns exemplos são: ricota, mascarpone, cream cheese, feta e burrata.
Para harmonizá-los, vinhos leves e ácidos são ideais, isso porque, de acordo com Marco Carbonari, o sabor apenas é complementado, trazendo uma leveza agradável ao paladar.
Queijos semiduros
Segundo Marco Carbonari, os queijos semiduros são aqueles que apresentam uma textura consistente e possuem alguns buraquinhos em sua estrutura e, no paladar, mostra notas doces. Como exemplo, podemos citar: gouda, edam, maasdam e o manchego.
Opte por harmonizá-lo, prefira vinhos adocicados e leves, como é o caso dos vinhos brancos, rosés e espumantes elaborados a partir da casta Merlot, Grenache ou Sangiovese.
Queijos duros
Os queijos duros, comenta Marco Carbonari, são os queijos que passaram um grande tempo na fase da maturação. O sabor é bem mais complexo e, como exemplo, podemos citar o queijo parmesão.
Para combiná-los com o vinho, Marco Carbonari recomenda bebidas mais velhas e com acidez controlada, de preferência tintos.
Quer saber mais? Agende uma visita à Vinícola Villa Santa Maria! Acesse o site e saiba mais: https://villasantamaria.com.br/visita/.