Você sabia que existe um curso de graduação voltado à caridade? Para os empresários e filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, eles podem ser encontrados em diversas universidades, e no Brasil, existem, principalmente, em universidades particulares. E é aí que surge a dúvida: é preciso ser graduado para fazer caridade ou ser um filantropo?
E a resposta para essa pergunta é: não! Não é necessário. Para falar a verdade, essa graduação estuda outros fatores que estão além de fazer uma doação propriamente dita. Neste artigo, vamos apresentar que é possível ser um filantropo sem formação, e os métodos mais válidos para contribuir com quem precisa. E se esse assunto é do seu interesse, recomendamos que leia o conteúdo até o final.
Graduação em caridade, o que é?
Conforme explica a empresária Ana Lúcia Lopes Paneguini, a graduação em caridade é um curso profissionalizante que busca estudar as atitudes humanas voltadas à caridade por meio da psicologia e atitudes comportamentais. Ou seja, não é um curso que ensina alguém a ser mais empático, ou as maneiras de se tornar o próximo Bill Gates — maior filantropo atual.
Então o que eu posso fazer para me tornar um contribuinte, de fato?
Na verdade, nós seres humanos já temos uma pequena noção de como fazer isso, certo? De qualquer forma, é sempre bom lembrar que qualquer pessoa que queira fazer o bem pode ser caridoso em qualquer lugar, seja doando algumas moedas para aqueles que não tem nada, arrecadando agasalhos, ou quem sabe, doando sangue para instituições de coleta.
Mas a maior ajuda possível, e bastante praticada pelos filantropos do mundo, é fazer a doação de verbas em instituições que não possuem fins lucrativos, isso porque essas instituições entregam os valores depositados no tratamento de doenças de muitos indivíduos que não possuem dinheiro para fazê-lo, e também, contribuem com os necessitados nas variações de necessidade que fogem, também, dos hospitais.
Está pronto para ajudar o próximo?
Bom, e agora que você já sabe que existe, realmente, um curso de graduação voltado a fazer o bem, mas que para realizar essa ação é muito mais simples do que parece, que tal aplicar isso em seu cotidiano e incentivar diversas pessoas a fazerem o mesmo? Acreditamos que será a melhor escolha possível, tanto para você que estará amparando alguém, quanto para o outro que ficará eternamente grato.
Você pode começar se dirigindo a alguma instituição filantrópica próxima, e deixando lá o valor que você considere não fazer tanta falta assim na sua vida, mas que servirá como auxílio dos que dependem da ajuda de outros para viver assim como fazem os renomados filantropos Ana Lúcia Lopes Paneguini e Wemerson Paneguini aqui no Brasil.